Foi em uma conversa com Eduardo Grecco que ele comentou: “Se você vai traduzir os livros de Jordi, não pode esquecer aquele pequenino dos chakras; pequenino, mas fantástico!”.
Ouvindo isso de um dos maiores estudiosos de terapia floral do mundo, corri para conhecer o livro e fiquei fascinada!
Jordi Cañellas nos traz, neste livro, um conteúdo riquíssimo de expansão do uso das essências florais de Bach. O verdadeiro entendimento do Ser integral, corpo-mente-alma. O verdadeiro tratamento da pessoa, considerando todas as suas dimensões, inseparáveis. Porém, considerando-as a partir de uma perspectiva energética, os chakras, centros de energia que compõem nosso corpo, composto por diversas camadas de corpos, desde o físico até os fluídicos e astrais.
São muitas as terapias energéticas e vibracionais que conhecemos ao redor do mundo, desde o reiki à acupuntura, dentre outras; todas elas olham para os desequilíbrios físicos e atuam sobre eles na perspectiva energética-vibracional. Jordi nos mostra que os florais podem fazer o mesmo. Afinal, se não possuem princípios ativos, como atuam os florais? No campo energético e vibracional, no campo da consciência… Assim, eles atuam nos desequilíbrios do corpo físico de forma diferente, mais profunda, numa camada que embora palpável não é visível. Como atuam as agulhas da acupuntura, punturadas na pele, mas trabalhando nos meridianos energéticos. Ou a imposição de mãos do reiki.
Os relatos de caso comprovam que sim, Jordi tem razão. E ele não inventou nada, apenas teve a coragem e competência de associar as essências florais aos estudos dos chakras e às técnicas derivadas desses estudos.
Para quem trabalha com terapias energéticas e vibracionais e quer incluir os florais nesse trabalho, o livro é indispensável. Mas também o é para ampliar recursos do terapeuta floral e provar, mais uma vez, a potência da terapia do Dr. Edward Bach.
Para verdadeiramente tratar a pessoa e não a doença, como ensinou Bach, é indispensável tratar todas as suas dimensões. Corpo-mente-alma. Isso é o que compõe a pessoa. Se faltar alguma parte, não é uma pessoa, ou é um cadáver (corpo sem alma) ou é um fantasma (alma sem corpo)[1]. Portanto, quando Bach, ao tratar um eletricista queimado por eletrocussão, usou e registrou em seus escritos “Scleranthus para o tremor das mãos”, “Impatiens para a dor das queimaduras”, “Vervain para a rigidez do dedo”, mas também “Agrimony para a alegria incompatível com seu estado de saúde”, ele estava tratando a pessoa, em todas as suas dimensões.
Este livro é uma joia e trazê-lo para o Brasil é uma alegria imensa e uma grande sensação de estar cumprindo um dever: possibilitando a expansão e o fortalecimento da terapia floral em todas as suas dimensões, introduzindo o Brasil naquilo que se faz em termos de terapia floral ao redor do mundo, permitindo o experimento, a pesquisa, a descoberta, a comprovação (ou não) de resultados; construindo conhecimento.
Somente mentes abertas, corajosas e experimentadoras constroem conhecimento. Dr. Bach construiu. Jordi Cañellas também está construindo. Este livro é para que você também construa.
Visite nossa loja online e adquira o seu.
[1] Alusão a uma frase supostamente atribuída a Victor Hugo, um dos maiores escritores de nossa história, também estudioso de espiritualismo e filosofia: “Um corpo sem alma é um cadáver; uma alma sem corpo é um fantasma”.
Janaina Carvalho. Terapeuta floral, acupunturista, mestre de reiki, formação em Terapia Transpessoal; fundadora do Centro de Estudos Florais; tradutora e editora do livro.