Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Se você cuida bem da sua vida, cuida bem do seu trabalho terapêutico.

É de vital importância que o terapeuta floral, ou de qualquer outra área de terapia, pratique o autocuidado e o autoconhecimento. Não só por respeito e amor a si mesmo, como também por respeito e amor ao trabalho que realiza e aos clientes que atende. Como orientar alguém a caminhar por um caminho que não caminhamos, que não conhecemos? Como ajudar alguém a se autoconhecer se não nos conhecemos? Você poderia dar aulas de alemão se não falasse alemão? Então, como pode oferecer terapia floral se não faz terapia? Se não toma florais? Se não está continuamente estudando tanto os repertórios florais quanto os processos terapêuticos? E, principalmente, estudando a si mesmo e resolvendo suas próprias questões internas, seus desafios pessoais.

A forma como você lida com os desafios em sua vida pessoal reflete diretamente em como você conduz os processos terapêuticos. Quando você desenvolve habilidades para gerenciar suas emoções, conflitos e limites fora da sala de atendimento, essa maturidade se transfere para sua prática profissional.

Terapeuta e pessoa são inseparáveis: o terapeuta que cuida de si, faz supervisão de casos, busca autoconhecimento e estuda sempre e sempre é o mesmo que consegue estar mais presente, centrado e preparado para acompanhar o cliente, mesmo nas situações mais desafiadoras.

Por isso, mais do que técnicas, o autoconhecimento e o cuidado pessoal são os pilares que sustentam uma terapia eficaz e genuína. Invista na sua própria terapia, não existe um bom terapeuta que não se submeta a terapia também, nunca estamos perfeitamente bem para não precisar dela. Além disso, não dispense a formação continuada, nunca prescinda de bons livros, novos cursos, congressos, grupos de estudo…

Investir no seu sucesso profissional não é investir em marketing de rede social, um perfil lindo no Instagram não garante o melhor serviço para o seu cliente. Sua solidez profissional sim! Então, faça seu marketing respeitoso e ético, mas priorize sua formação continuada e seu desenvolvimento pessoal, pois o melhor marketing do mundo, especialmente nessa área, é o boca a boca que os clientes bem atendidos fazem.

Texto autoral produzido pelo Centro de Estudos Florais. Direitos reservados. Seja ético sempre.

Comente o que achou

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *